DISCURSO DO ORADOR na formatura Do curso de Formação Técnico Profissional da Academia de Polícia Civil (Acadepol/pa)

www.soleis.adv.br 

Carlos Magalhães Gomes
Diplomado como Delegado de Polícia e integrante do site www.soleis.adv.br

OUÇA   O   DISCURSO

 Futuros Papiloscopistas, Escrivães, Investigadores e Delegados

     Há poucos dias concluímos nosso curso de formação para Policiais Civis. Um curso que nos causou várias horas de angústia e estresse, porém, também nos proporcionou muita felicidade e alegria. Para que chegássemos até aqui foram dias, meses e praticamente dois anos de muito esforço, dedicação e estudo. Ao longo de toda essa jornada, abrimos mão de vários momentos em prol de um objetivo pessoal. Passeios, diversões, hobbies, foram colocados de lado para que pudéssemos subir mais um degrau em nossas vidas. Por vários e vários dias, deixamos de conviver com nossa família e com aqueles que mais gostamos para nos dedicar única e exclusivamente às infindáveis páginas de livros que nos trouxeram a mais esta conquista.

  Agora, estamos aqui. E todas essas experiências serviram para que verifiquemos se realmente estamos no lugar certo. Se na verdade é isso que queremos por alguns dias, anos ou então para o resto de nossas vidas. É sabido que alguns abraçarão com todo fervor a nova profissão a qual estamos nos propondo, outros, ficarão no meio do caminho, outros, ainda, prestarão novos concursos, procurando o local de melhor adaptação nesse mundo cheio de nuances e caminhos sinuosos.

   Esta é uma boa oportunidade para refletirmos sobre tudo que passamos para chegar até aqui. Nossas atitudes, palavras, dedicação e estudo nos direcionaram para uma das mais honradas profissões, a de Policial Civil. É sabido que a responsabilidade da função que estamos prestes a desempenhar é de vital importância para a sociedade de um modo geral. Temos a obrigação e dever de bem e fielmente desempenhar o cargo no qual seremos brevemente empossados, não somente por termos lutado tanto por ele, mas principalmente para que todos possam perceber o quanto somos capazes de enobrecer essa tão injustamente criticada profissão.

  Nossa academia serviu como guia para nossas futuras ações e não olvidamos de enaltecer o esforço e dedicação de toda a sua administração, corpo docente e demais serventuários. Porém se faz necessária e imprescindível uma maior atenção à formação de futuros alunos que por ali passem, pois somente com maiores investimentos em nosso IESP é que poderemos fundar uma base mais sólida e concreta para uma formação policial digna daqueles que se dedicam a tão importante mister.

  É de solar evidência o crescimento da criminalidade e com isso o perigo que a profissão nos expõe, mas temos a confiança que o governo está do nosso lado, e que maiores investimentos serão feitos para que possamos cada vez mais estar preparados e seguros para a defesa da sociedade.  A aplicação de recursos em segurança pública se faz imediata, a fim que não fiquemos a mercê da bandidagem que assola os quatro cantos de nosso país e possamos desfazer, de uma vez por todas, o conceito popular de que “os bandidos estão mais bem equipados do que a polícia”.

  Excelentíssima Senhora Governadora, ilustres autoridades e demais presentes, afirmamos neste momento que estamos preparados, dispostos e disponíveis para aplicar nossos conhecimentos no exercício da missão que nos seja atribuída tão logo sejamos convocados, porém somente a prática do dia-a-dia terminará de nos lapidar, para que nos tornemos policiais ainda mais qualificados e comprometidos com a melhoria de nosso Estado.  Por isso, solicitamos a Senhora Governadora que olhe sempre com muito carinho por todos aqueles que desempenham a árdua missão de proteger os cidadãos. A constante valorização dos profissionais de segurança pública se faz necessária para que todos possam cada dia mais responder a altura aos anseios de nossa tão sofrida sociedade.

  C-89, ACADEPOL, IESP são algumas das siglas que ficarão para sempre gravadas em nossas memórias. Nosso concurso, com aproximadamente seis mil inscritos, considerado por muitos como um dos mais rigorosos que se tem notícia na Polícia Civil do Pará, resultou em apenas 163 formandos, o que demonstra que somos os melhores dos melhores, que estamos aqui para fazer a diferença e mostrar que nossa jovem geração está pronta a cumprir qualquer função que nos seja atribuída, com responsabilidade e determinação, pois o que na verdade queremos é uma Polícia Civil respeitada, acreditada e confiável, para que nosso Pará se torne uma referência em termos policiais e o Brasil se torne um país digno de pessoas honestas e que acreditam em dias melhores.

   Futuros Papiloscopistas, Escrivães, Investigadores e Delegados, vamos nos unir e fazer com que todas as expectativas que giram em torno de nossa capacidade se concretizem, pois somos a luz no fim do túnel, a esperança de dias melhores para a instituição e para a população que já vê escasso o depositário de seus anseios e sua confiança.

   Rendo graças a todos os meus amigos da turma DPC A por me concederem a confiança de neste momento representar os formandos, esperando ter cumprido com meu mister sempre com o pensamento de união que nós foi, é e será peculiar.

   Agradecemos a todos os professores, coordenadores e diretores da Acadepol e do IESP pelo apoio que nos dispensaram durante todo o período de academia, pois sem ele não teríamos concluído com êxito mais essa etapa de tão difícil concurso. Aos nossos familiares ficamos bastante agradecidos pela compreensão de nossas ausências durante o aprendizado.  Enaltecemos em especial a Excelentíssima Governadora do Estado, a Excelentíssima Secretária de Segurança Pública e ao Excelentíssimo Delegado Geral de Polícia Civil pelo empenho no pronto emprego dos ora formandos, que se traduz na preocupação com a segurança pública de nosso Estado.

  Não sejamos bons; não sejamos os melhores; tampouco muito bons. Sejamos, pois, imprescindíveis! Imprescindíveis para os que têm sede e fome de justiça. Imprescindíveis para o nosso povo! Imprescindíveis para os que amamos e para quem nos ama! 

  Somos o que somos. Amemos o que somos! Sejamos o que amamos! Por Deus, por nós, por nossos familiares, pela nossa nação! Confiem em nós. 
   Obrigado.
 

NOTÍCIA

Estado do Pará ganha novos policiais civis

   A segurança pública do Estado ganhou reforço nesta terça-feira (09). Mais 163 policiais civis, entre delegados (91), investigadores (37), escrivães (19) e papiloscopistas (16), foram condecorados com a formatura no curso de Formação Técnico Profissional da Academia de Polícia Civil (Acadepol).

  A cerimônia teve momentos de emoção, protagonizada pelo novo delegado Carlos Magalhães, orador da turma. O delegado ficou emocionado ao falar das dificuldades e desafios da função e ganhou sonoros aplausos. 

  Veja notícia na íntegra:      http://www.pa.gov.br/noticias2007/10_2007/10_01.asp

10.10.2007

Fonte:    Remetido por e-email 


Exma. Governadora do Pará e Orador Carlos Magalhães Gomes


Exma. Sra. Secretaria de Segurança Pública/Pa, Orador Carlos Magalhães Gomes e Juiz Cristiano Magalhães Gomes


Exmo. Delegado Geral da PC/Pa e Orador Carlos Magalhães Gomes


Exmo. Delegado do Interior da  PC/Pa e Orador Carlos Magalhães Gomes

Início

www.soleis.adv.br            Divulgue este site