CARTA AO CIDADÃO BRASILEIRO 

www.soleis.adv.br 

Carlos Soares
Advogado e escritor na cidade gaúcha de Porto Alegre, RS. 

 

         Cidadão brasileiro: estamos assistindo impotentes ao desfile paquidérmico da mediocridade, nas ruas, nas instituições públicas e em todos os lugares onde as nossas autoridades pousam (e repousam) o seu bumbum de ouro. O resultado disso é a onda de violência e abusos dos bandidos contra a sociedade brasileira já de si tão espoliadas pelos governos que se sucedem, debochadamente, aumentando cada vez mais a carga tributária (pois nos consideram bois de canga) e diminuindo a comida na mesa. 

                   O resultado é uma impunidade maior que o Himalaia; o caos, o medo, a mesquinhez, o abuso, o arbítrio (quem pode mais chora menos), a safadeza e a picaretagem (lei de Gérson). Nem nos tempos do Império e da Primeira República se viu tanta desfaçatez, tanta hipocrisia e cinismo neste país! 

                   E ninguém faz alguma coisa para tentar mudar este estado (já de sítio!). Ninguém levanta a bandeira da honestidade, da ética e da moral; será que já não se faz mais gente como antigamente, pergunta um amigo meu. E antes que eu lhe responda, completa: a população brasileira parece uma horda de baratas tontas, entorpecida pelo DDT das mentiras cabotinas e propagandas hipnotizantes da política nacional.  

                   Não é à toa que o Brasil é considerado o país mais corrupto do mundo, perdendo apenas para uma ou duas republiquetas das bananas, no mapa Mundi. Quer ver? Abra o jornal e ali está a abertura de mais uma CPI de fancaria, fadada ao fim antes de começar. As Comissões Parlamentares de Inquérito são organizadas e dirigidas muitas vezes por políticos que, por sua vez, logo são denunciados, pasando a fazer parte delas como acusado, e por isso jamais vão dar em nada neste vale de lágrimas que é o Brasil de hoje. Uma cobra protege o rabo da outra... 

                   CPIs no Brasil e entregar o galinheiro à raposa são uma e a mesma coisa. Os Poderes Constituintes estão contaminados até os pregos. Lembro-me que no início da CPI do mensalão, uma senadora que também é juíza proclamou alto e bom som, numa entrevista televisiva da BAND, que sua equipe detinha duas toneladas de documentos e que, numa primeira análise, constatara provas que podiam condenar de logo quase uma centena de envolvidos. 

                   Passado um mês dessa entrevista, a juíza calou; a senadora sumiu da ribalta e a maldita CPI concluiu que, mesmo que os envolvidos tenham recebido milhões em suas falcatruas, não havia indício de mensalão! Aplica-se a secreta Lei do Esperto: cassa-se um ou dois do bando (como aconteceu e todos  sabem), para salvar o grupelho que continua ad perpetum manipulando os cordões da política (?) brasileira de suas luxuosas mansões ou gigantescas coberturas.  

                   Este é apenas um fato triste entre inúmeros, sucedendo-se interminavelmente, sem qualquer perspectiva de solução a curto, médio e longo prazo. Entretanto, enquanto esperamos pela mudança, podemos, mesmo com os roncos turbulentos de nossos estômagos vazios, ler. E um livro excelente que creio, calha bem a todos nós e confirma a pergunta do meu amigo, mencionado acima, é A Metamorfose, de Franz Kafka. 

                   Boa leitura, cidadão brasileiro...

 

26.03.2006

Fonte:   Remetido por e-mail pelo autor

Início

www.soleis.adv.br            Divulgue este site